quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Apelo aos evangélicos

Escrevi em meu perfil do Facebook o apelo abaixo, direcionado a muitos evangélicos que conheço e comportam-se dessa maneira. Depois que escrevi, notei que tinha tudo a ver com a proposta do Discurso Retórico.

Como o blog estava com algumas teias de aranha, resolvi que era hora de voltar a escrever para deixar esse texto registrado de forma mais organizada. No Facebook, ele vai se perder em meio a outras atualizações. Espero que gostem :)



Diante de tantos acontecimentos e coisas que tenho presenciado, comecei a refletir. Acompanhem-me. Há algum tempo atrás ouvi uma entrevista do Caio Fabio. Nem sei porque estava ouvindo a entrevista, mas lá pelas tantas ele disse que "o povo evangélico era burro". Palavras duras e generalizadoras, mas tenho percebido certa verdade e acho que compreendo o que ele quis dizer.

"Burro" é um termo pesado, raivoso, eu substituiria por ignorante (que também tem uma carga ruim). Talvez por incautos. E a ignorância não aflora a todo momento e em todas as situações. Mas independentemente da palavra utilizada e sem a intenção de ofender, pretendo expor o que penso.

Mas que palavra usar para se referir a pessoas que curtem tudo o que o irmão/pastor/presbítero/etc dizem ou postam, por mais incoerente, não cristão ou desumano que seja? Que palavra usar para descrever pessoas que facilmente endeusam a pessoa que está no banco do lado, simplesmente porque compartilham um mesmo edifício?

Vocês podem e devem discordar dos irmãos. Podem e devem buscar outras fontes de conhecimento, inclusive concordar com pessoas que não compartilham a mesma fé (ou que nem fé tenham), porém estão sendo coerentes.

E vocês devem deixar de ENDEUSAR as pessoas. Isso está errado. Ninguém é 100% bom ou 100% mal. Citei Caio Fabio no começo do texto, não porque eu concorde com tudo o que ele diz, mas sim porque UMA COISA que ele disse me fez refletir. Parem de viver nesse mundo binário, em que tudo é SIM/NÃO ou BOM/MAU. Os seres humanos são bem mais complicadas do que isso, mas acredito que todos podem buscar o BEM juntos.

Abaixo, uma foto de Jim Jones. Se não sabem quem é, pesquisem e liguem os pontinhos. O cara conseguiu convencer mais de 800 pessoas a deixarem o conforto de suas casas e juntarem-se em uma seita no meio da Floresta Amazônica. Ele conseguiu convencer todos a fazerem exatamente o que ele queria. Provavelmente essas pessoas (muitas delas), concordavam com ele e com seus auxiliares em 100% do tempo. Provavelmente porque estavam desesperadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário