domingo, 29 de dezembro de 2013

A Sabedoria de Homer Simpson

Minha frase favorita do Homer Simpson é: "eu sou um homem branco com idade entre 18 e 49 anos. Todo mundo presta atenção no que eu falo, não importa quão idiota são as minhas sugestões". Genial. Essa frase me marcou porque quando eu a ouvi eu ainda era menor de idade. Mas agora eu sou homem branco com idade entre 18 e 49 anos, então preste atenção em mim!

A genialidade desta frase está no fato de que em poucas palavras se tem um perfil perfeito das pessoas com o maior privilégio em nossa sociedade e em tantas outras. Perceba que o único motivo pelo qual esta frase me marcou foi por eu me sentir excluído daquele grupo. Quer dizer, se você não sente a exclusão, como poderia entendê-la?

A gente senta aonde a gente quer, de perna aberta, ocupando o máximo de espaço possível com as nossas grandes barrigas de chope e quando qualquer outra pessoa reivindica direitos iguais a gente ainda reclama que os outros querem tratamento especial. Enfim, nós somos um bando de Kikos reclamando que o Chaves tem um sanduíche de presunto.

Sabe por que existe o dia da mulher? Por causa dos homens. Sabe por que existe o dia da consciência negra e o dia do índio? Por causa dos brancos. Sabe porque existe um dia do orgulho LGBT? Por causa dos heterossexuais cis. Sabe por que não existe o dia do homem ou da consciência branca ou do orgulho heterossexual? Por que não existe dificuldade nenhuma em ser homem, branco ou heterossexual. Será que é tão difícil entender isso? Quer que eu desenhe?

Este quadrinho seria extremamente ofensivo se nós homem brancos cis não fôssemos privilegiados. Agora inverta os papeis para ver o que acontece.




Nós, homens brancos cis com idade entre 18 e 49 anos, precisamos nos conscientizar de que nós somos privilegiados e nós precisamos nos sensibilizar com os problemas dos outros ao nosso redor. Prezados compatriotas homens brancos cis de idade 18 a 49 anos, coloquem-se no lugar do outro! Cabe a nós mudar as estatísticas de violência e preconceito neste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário